Os fascismos, o nazismo e as ditaduras militares do século passado não caíram de repente como uma fatalidade natural sobre as democracias de então.
Muito pelo contrário, os diferentes fascismos que assolaram o mundo se gestaram de modo lento e gradual dentro das próprias democracias, que viram surgir, gestar, nascer e crescer o ovo da serpente dentro delas como se fosse parte das próprias democracias tolerando a consolidação do autoritarismo", reflete o Prof. Dr. Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz no artigo escrito com exclusividade ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU.
Para o pesquisador, "o ovo da serpente dos fascismos foi deixado crescer intencional e estrategicamente, no início do século XX, pelas grandes potências da época e interesses do capitalismo, porque esses novos movimentos autoritários pareciam um mal menor que poderia frear o comunismo e o socialismo.
Consideraram os fascismos como movimentos marginais, que nunca poderiam se impor majoritariamente nas sociedades.
O ovo da serpente foi deixado crescer porque se pensava ter o controle do seu veneno, que seria utilizado pelo Capital como linha de frente violenta contra os movimentos socialistas e comunistas, que se pensavam eram os verdadeiros perigos".
A história provou os erros dessa compreensão, entre outros fatos, com a morte de 6 milhões de judeus no Holocausto, perpetrado por uma tanatopolítica estatal que operou via estado de exceção, portanto de acordo com o arcabouço jurídico alemão.
Uma máquina mortífera que operou dentro da lei, amparada pela Constituição de Weimar.
………..
● Fonte ●
Página no Instagram do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.
Projeto de formação política - SINTRAJUFE/CE: LER E REFLETIR PARA ORGANIZAR E AGIR.
Minuto da consciência crítica.
Edição: 11/2025 - 14 de abril.
⬇️ ⬇️ ⬇️
No capitalismo ter tempo disponível é um indicativo de poder.
Um dos maiores determinantes de classe no capitalismo é a
disponibilidade de tempo livre.
Com tempo se descansa, se aproveita de momentos e espaços.
Com tempo a vida não se destina a um trabalho alienado.
Quem pode usufruir do próprio tempo como bem entender tem possibilidade de acesso ao cuidado, à saúde, ao lazer, à criação.
Pode experimentar a vida com menos urgência, menos exaustão, menos culpa.
No entanto, o que o capitalismo faz é sequestrar o tempo da maioria, vendê-lo como
produtividade e ainda culpabilizar o indivíduo pelo adoecimento decorrente dessa lógica exploratória.
Quando a vida do trabalhador são as horas no trânsito, o tempo preenchido pela dupla ou tripla jornada de trabalho, quando o descanso vira exceção, o que temos são pessoas destituídas de seu bem mais precioso da própria vida.
Falar de saúde mental é também falar de tempo.
De quem tem, de quem não tem, e de porque isso não é uma escolha individual.
………..
● Fonte ●
Página no Instagram: despatologiza.
Nos dias 8 e 9 de Abril, ocorreram as eleições para Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do TRFMED (mandato 2025/2027). O Diretor de subseções, Giovanni Gurgel (232 votos) e o filiado, Lucas Leopoldino (155 votos), foram eleitos suplentes para os Conselhos Fiscal e Deliberativo, respectivamente. Os resultados da votação foram divulgados nesta quinta-feira (10/04), no site do TRF5.
Apesar de os colegas da SJCE não terem sido eleitos, a expressiva votação de ambos evidencia o empenho e dedicação dos filiados e filiadas na busca por representantes da categoria que realmente olhem para nossos interesses. Parabenizamos Giovanni e Lucas pela participação e pelos votos conquistados.
O Sintrajufe/CE agradece a participação da categoria na votação e mantém o compromisso de continuar atento e vigilante na busca de uma autogestão transparente, sustentável e acessível.
Continue acompanhando todas as ações do Sintrajufe/CE, acessando: http://linktr.ee/sintrajufece
Servidor e servidora da SJCE, filie-se e fortaleça o seu Sindicato. Em defesa dos seus direitos, e juntos, somos mais fortes!
#SimAoPCCS
#SimAosQuintos
#SimAoVPI
#NãoAoAssédioNoPJU
#NãoÀPEC32
O Sintrajufe/CE celebra com satisfação a grande vitória dos Oficiais de Justiça, que conquistaram o reconhecimento legal do risco permanente no exercício do cargo. A aprovação dos destaques ao Projeto de Lei (PL) 4015/23 pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (8), representa o coroamento de anos de intensa luta da categoria por mais segurança e valorização.
A decisão unânime do Plenário da Câmara reforça a urgência e a legitimidade da demanda por proteção aos Oficiais de Justiça. No exercício de suas funções, os oficiais e oficialas enfrentam cotidianamente situações de perigo e ameaças, como, lamentavelmente, aconteceu, recentemente, no caso da agressão física a socos sofrida pela oficiala Maria Sueli em Minas Gerais e do assassinato por arma e fogo e atropelamento, no Rio de Janeiro, do oficial de justiça trabalhista Francisco Pereira Ladislau Neto, um jovem de apenas vinte e cinco anos de idade na época do ocorrido.
Estes episódios, dentre um histórico de inúmeros outros, servem como dolorosos lembretes dos riscos inerentes à profissão e da imprescindibilidade de medidas efetivas para garantir a integridade física e psicológica dos Oficiais.
A aprovação na Câmara dos Deputados é um passo fundamental para a implementação de políticas públicas que ofereçam o suporte e a segurança necessários para o desempenho das atividades dos Oficiais e Oficialas de Justiça.
Continue acompanhando todas as ações do Sintrajufe/CE, acessando: http://linktr.ee/sintrajufece
Servidor e servidora da SJCE, filie-se e fortaleça o seu Sindicato. Em defesa dos seus direitos, e juntos, somos mais fortes!
#SimAoPCCS
#SimAosQuintos
#SimAoVPI
#NãoAoAssédioNoPJU
#NãoÀPEC32
Na última sexta-feira (4), a Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) realizou uma sessão solene em homenagem aos oficiais de justiça em face da comemoração ao dia nacional transcorrido no último 25 de março, reconhecendo, assim, a importância desses profissionais para o adequado funcionamento do Poder Judiciário.
O Sintrajufe/CE, representado pelo seu diretor de Formação Política e Sindical, José Solon de Souza Filho, marcou presença no evento e foi um dentre os quinze homenageados das três justiças: estadual, federal e trabalhista.
Durante os discursos proferidos na cerimônia, foram levantadas algumas demandas importantes dos oficiais, como melhores condições de trabalho, isenção de IPVA, uso e avanço da inteligência artificial e a periculosidade inerente à atuação cotidiana e o urgente e necessário reconhecimento legal dos riscos contínuos no exercício da atividade.
A homenagem, proposta pelo deputado Guilherme Landim (PSB) e pela deputada Marta Gonçalves (PSB), contou com a participação de autoridades, de representantes do Tribunal de Justiça do Ceará, da Justiça do Trabalho e de lideranças sindicais.
O Sintrajufe/CE parabeniza todos os oficiais e oficialas de justiça pela merecida celebração e reafirma sua luta por melhorias e respeito à esta parcela da categoria do conjunto de servidores públicos federais e estaduais.
Continue acompanhando todas as ações do Sintrajufe/CE, acessando: http://linktr.ee/sintrajufece
Servidor e servidora da SJCE, filie-se e fortaleça o seu Sindicato. Em defesa dos seus direitos, e juntos, somos mais fortes!
#SimAoPCCS
#SimAosQuintos
#SimAoVPI
#NãoAoAssédioNoPJU
#NãoÀPEC32
? Projeto de formação política - SINTRAJUFE/CE: LER E REFLETIR PARA ORGANIZAR E AGIR.???
? Minuto da consciência crítica.
?⚡Edição: 10/2025 - 07 de abril.
⬇️ ⬇️ ⬇️
Você conhece Andrew Tate?
OU TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA ANDREW TATE ...
MAS SEU FILHO SIM …
Com 10 milhões de seguidores Andrew Tate se autoproclama como um influenciador misógino termo usado para classificar pessoas que odeiam e propagam
ódio contra as mulheres.
Ex-lutador de kickboxing
Andrew Tate venceu quatro campeonatos mundiais da modalidade, mas sua fama veio
principalmente da internet.
Em 2016, ele participou do reality show Big Brother no Reino Unido, mas foi expulso após seis dias devido à revelação de um vídeo em que aparece agredindo uma mulher.
Andrew Tate foi preso acusado de tráfico humano exploracao sexual de mulheres e formação de organização criminosa.
Ele e o irmão foram acusados de recrutar mulheres sob falsas promessas de relacionamentos amorosos e carreiras lucrativas, mas que as levavam a produzir conteúdo adulto em condições de exploração
Em suas redes, prega conteúdos sobre
"ultramasculinidade", defendendo que homens devem estar sempre no
comando e mulheres devem ser submissas.
Por conta dessas declarações, Tate foi banido das redes sociais
Facebook, Instagram e TikTok em 2022.
A Meta alegou
violação das políticas sobre discursos de ódio para justificar o banimento.
Ele também chegou a ser banido do X, mas recuperou a conta.
Recentemente, Tate deixou a Romênia rumo aos Estados Unidos com seu irmão Tristan. Os
dois são apoiadores declarados do presidente dos EUA, Donald Trump, e estão agora na Flórida, onde uma investigação criminal foi aberta contra eles.
No Brasil, por exemplo, figuras como Pablo Marçal dizem se inspirar nas práticas de Tate nas redes sociais.
A estratégia se baseia em incentivar seguidores a
realizarem "cortes"` de conteúdos dele para gerar engajamento do candidato e vantagens financeiras para quem realiza o serviço.
………..
● Fonte ●
Página no Instagram de Manuela D'ávila.
A Fenajufe reuniu-se nesta quarta-feira (2) com o conselheiro Guilherme Feliciano, coordenador do Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para avançar nas discussões sobre os AQ´s e a reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU).
O conselheiro Feliciano marcou uma nova reunião para o dia 22 de abril, quando o assunto e as propostas serão discutidas com mais profundidade.
Além da pauta estrutural, a Fenajufe apresentou um projeto social elaborado por um de seus sindicatos filiados, voltado ao acesso à Justiça para a população em situação de rua. A iniciativa visa ampliar a democratização no acesso ao judiciário, além de garantir direitos aos grupos mais vulneráveis.
Participaram do encontro as coordenadoras da Fenajufe, Lucena Pacheco e Soraia Marca, além do assessor institucional Alexandre Marques. A Federação reforçou o compromisso com a valorização dos servidores e com políticas que beneficiem a sociedade como um todo.
Continue acompanhando todas as ações do Sintrajufe/CE, acessando: http://linktr.ee/sintrajufece
Servidor e servidora da SJCE, filie-se e fortaleça o seu Sindicato. Em defesa dos seus direitos, e juntos, somos mais fortes!
#SimAoPCCS
#SimAosQuintos
#SimAoVPI
#NãoAoAssédioNoPJU
#NãoÀPEC32
O Presidente do Sintrajufe/CE, Fábio Sabóia, e o diretor, Engelberg Belém, participaram da posse da nova Mesa Diretora do TRF5 para o biênio 2025-2027. A cerimônia foi realizada na tarde da última segunda (31) no edifício-sede do Tribunal, localizado em Recife/PE. O evento contou com a presença de autoridades, servidores e servidoras, que lotaram o Plenário da Corte.
A composição da nova Diretoria foi definida da seguinte forma:
- Presidente: Desembargador Federal Roberto Machado;
- Vice-presidente: Desembargadora Federal Joana Carolina;
- Corregedor-Regional: Desembargador Federal Leonardo Resende.
A nova mesa assumirá a responsabilidade de conduzir os trabalhos administrativos e jurisdicionais do TRF5, que abrange os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O Sintrajufe/CE parabeniza os novos membros da Diretoria e reafirma seu compromisso com uma gestão colaborativa, em prol de um Poder Judiciário mais justo, eficiente e socialmente comprometido. O Sindicato espera fortalecer o diálogo com a nova gestão, visando à valorização da categoria e à melhoria contínua das condições de trabalho.
Continue acompanhando todas as ações do Sintrajufe/CE, acessando: http://linktr.ee/sintrajufece
Servidor e servidora da SJCE, filie-se e fortaleça o seu Sindicato. Em defesa dos seus direitos, e juntos, somos mais fortes!
#SimAoPCCS
#SimAosQuintos
#SimAoVPI
#NãoAoAssédioNoPJU
#NãoÀPEC32
? Projeto de formação política - SINTRAJUFE/CE: LER E REFLETIR PARA ORGANIZAR E AGIR.???
? Minuto da consciência crítica.
?⚡Edição: 09/2025 - 31 de março.
⬇️ ⬇️ ⬇️
CHEGOU A HORA DA VERDADE PARA OS LÍDERES GOLPISTAS?
……….
Assim, consideramos que a Operação Tempus Veritatis, ao mesmo tempo que indicia militares de alta patente, salva as Forças Armadas de uma investigação mais ampla a respeito do espraiamento do golpismo em todo o seu corpo.
Como disse o pesquisador Piero Leirner em um tuíte no dia seguinte à Operação:
Não existe isso que se chama de "ala legalista".
Claro que há militares não golpistas, mas o que houve nas FFAA foi uma ação da cadeia de comando. Institucional.
A rigor o golpismo sempre esteve lá, em toda comemoração e ordem do dia com alusões ao golpe de 1964.
Nos tuítes, postagens de Facebook etc. de militares há a mesma ladainha de 64, atualizada agora para "conspiração socialista entre Xandão e a quadrilha do PT".
Tudo público e à luz do dia, não precisaria nem quebra de sigilo para se chegar a esse material. [...]
Os [militares] que estão ligados diretamente à cadeia de comando que propiciou o acampamento defronte ao QG em Brasilia, não só estão saindo ilesos como, mais do que isso, estão saindo dessa história como os que bloquearam a ação golpista.
Como isso foi feito?
A partir da seleção do material vazado …
Afinal, novamente, quem na alta cúpula das Forças Armadas já não sabia que aquela panela era golpista?
………..
● Fonte ●
Livro: 8/1 - A rebelião dos manés (pág. 168).
Autores: Pedro Fiori Arantes; Fernando Frias e Maria Luiza.
Nesta sexta-feira (28/03), o Sintrajufe/CE esteve presente nas subseções da Justiça Federal em Juazeiro do Norte e Iguatu, em uma ação de proximidade e diálogo com a categoria. A visita foi conduzida pelo diretor de subseções Giovanni Gurgel, que promoveu um bate-papo descontraído e produtivo com os(as) servidores(as) da 16ª, 17ª e 30ª varas da SJCE, que foram brindados com agendas e blusas do Sintrajufe/CE.
O momento foi essencial para atualizar a categoria sobre as lutas em andamento, ouvir demandas e sugestões, bem como reforçar a importância da união para avançar nas conquistas. A troca de ideias fortalece a representatividade do sindicato e garante que as vozes de todos(as) os(as) filiados(as) sejam ouvidas.
O Sintrajufe/CE agradece a todos(as) que participaram e reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos da categoria, sempre buscando maior integração entre as subseções.
Continue acompanhando todas as ações do Sintrajufe/CE, acessando: http://linktr.ee/sintrajufece
Servidor e servidora da SJCE, filie-se e fortaleça o seu Sindicato. Em defesa dos seus direitos, e juntos, somos mais fortes!
#SimAoPCCS
#SimAosQuintos
#SimAoVPI
#NãoAoAssédioNoPJU
#NãoÀPEC32