Setembro 27, 2024

Minuto da consciência crítica: Drops de teoria e consciência críticas para degustação por partes em momentos de despertar político. Destaque

1  ……………

A crise de legitimidade do capitalismo nasceu de seu despojamento durante a Primeira Guerra Mundial: as intervenções dos Estados nas economias nacionais expandiram os limites do politicamente viável e, ao fazê-lo, abriram espaço para uma imaginação política mais ampla em torno do ordenamento das relações socioeconômicas.

Resumindo, as próprias condições criadas pelo controle estatal durante a guerra provocaram o colapso da racionalidade prática que havia justificado o sistema até então.

Livro: A ORDEM DO CAPITAL - COMO ECONOMISTAS INVENTARAM A AUSTERIDADE E ABRIRAM CAMINHO PARA O FASCISMO - Clara E. Mattei - pág. 115.

2 ……………..

Os movimentos econômicos têm uma tendência acelerada de se tornarem também políticos - não só porque os trabalhadores possuem um poder muito maior e estão bem mais conscientes disso, mas também porque suas reivindicações econômicas são revigoradas por uma hostilidade cada vez mais profunda contra toda a ordem capitalista da sociedade.

Os trabalhadores não apenas se sentem mais fortes; eles também têm um sentimento crescente de que o capitalismo é inseguro. (G. D. H. Cole, Chaos and Order in Industry - Caos e ordem na indústria - Londres, Methuen, ano: 1920, p. 8-9.)

3 …………….

CONTORNOS MORAIS DO NAZIFASCISMO ALEMÃO E SUA ATUALIDADE

Por outro lado o capitalismo moderno engendrou e engendra verdadeiros apologistas do canibalismo, os quais tentam cada vez mais soltar a besta que existe no homem.

Através dos imperialistas alemães reacionários, cultivou-se e alimentou-se o fascismo, que conduziu aos limites extremos a ideologia do ódio entre os homens, a prática do extermínio bárbaro e em massa dos homens, a prática da destruição da cultura material e espiritual da humanidade.

O diabólico "fuehrer" dos fascistas alemães declarou:

"Eu liberto o homem da quimera aviltante que tem por nome consciência. A consciência, assim como a instrução, deforma o homem. Tenho a vantagem de que nenhuma consideração de caráter teórico e moral me detém".

O condutor dos modernos canibais, que se declarou o símbolo do princípio do amoralismo, conseguiu arrastar milhões de alemães na senda dos crimes mais monstruosos contra a humanidade. (Texto de V. Kolbanoski - ano: 1947)

……………….

Obs.: É espantosa a tremenda atualidade do texto três em relação ao conjunto de ideias e ações produzidas durante os recentes quatro anos do mandato governamental federal de Jair para a cadeia Bolsonaro!!!