Após três dias de intensos debates, Sintrajufe/CE vê saldo positivo na XXIII Plenária da Fenajufe Destaque

Entre os dias 23 e 26 de novembro, aconteceu em Belém do Pará a XXIII Plenária da Fenajufe que reuniu cerca de 25 sindicatos de base e mais de 200 participantes.

Foram três dias intensos de debates e discussões sobre carreira, organização sindical, conjunturas, combate a opressões e planos de luta.

Os delegados e delegada escolhidos para representar o Sintrajufe/CE e defender as pautas escolhidas pelos filiados (as) foram:

•  Jucelino Mourão;
  • Ana Virgínia;
  • Engelberg Belém;
  • Dalmario Filho;
  • Airton (como advogado do sindicato).

Fábio Sabóia, presidente do Sintrajufe/CE, foi como coordenador da Fenajufe.

Durante os três dias de debate, os representantes do sindicato, além de se manterem firmes nas defesas das pautas, também se reuniram com outros técnicos e técnicas do PJU e MPU de todo o país, que estavam presentes na Plenária, para alinhar planos e pautas para a categoria. O Presidente Fábio Sabóia, os delegados Dalmário e Engelberg Belém reforçaram a importância da união e engajamento da categoria na luta para reconhecimento do cargo.

Durante os debates da plenária houve a presença de representantes da central Única dos Trabalhadores (CUT), Internacional do Serviço Público (ISP), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e CSP-Conlutas para discutir temas sobre organização sindical foi apontado como o cenário atual é propício para discutir os novos e antigos desafios para o serviço público e como é essencial a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no País.

Segundo o secretário regional da Internacional do Serviço Público (ISP), João Vicente Silva Cayres, para o Brasil, o necessário para a vitória na luta da classe trabalhadora é a organização, negociação coletiva e greve.

Os debates dentro da XXIII Plenária da Fenajufe foram além das pautas remuneratórias também foi local para as minorias mostrarem a sua voz e força, colocando em pauta suas lutas e desafios enfrentados por eles dentro do PJU e MPU. Temas como LGBTQIA+, pretos e pretas, gênero e PcD foram ouvidos e debatidos, assim como a pauta sobre o assédio moral. Uma intervenção feminina também foi realizada durante a plenária em aproveito a campanha de 21 dias pelo fim da violência contra as mulheres.

No último dia de evento, houve a aprovação das contas da Fenajufe no período de abril de 2022 a setembro de 2023 e das contas da obra da nova sede da Federação, ambos relatórios foram aprovados por unanimidade pelo plenário. Por fim, foi feita a escolha da cidade que irá sediar a XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, a escolhida foi Natal, no Rio Grande do Norte.

Após os três dias de intensos debates ficou claro as novas demandas e desafios que a Federação junto aos sindicatos de base terão que enfrentar pela frente, mas essa é uma luta que só é possível enfrentar com a união da categoria, vamos seguir juntos conquistando mais vitórias.

✅AuxílioSaúdeFica
?NãoAoAssédioNoPJU