Setembro 21, 2024

Confira os principais acontecimentos na XXIV Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe realizada na capital Potiguar Destaque

Durante os dias 23 e 26 de maio, o Sintrajufe/CE esteve em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para participar da XXIV Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe, que contou com 24 entidades sindicais e 245 participantes.

A delegação do Sintrajufe/CE contou com a participação de:
- Aguinaldo Damasceno
- Ana Virginia Bastos
- Dalmário de Oliveira
- Francisco Giovanni Oliveira
- Engelberg Belém

Fábio Saboia, presidente do Sintrajufe/CE, foi como coordenador da Fenajufe.

Durante quatro dias foram debatidos assuntos importantes e atuais para a categoria, como os impactos na saúde mental dos trabalhadores do PJU e MPU, Inteligência Artificial (IA) no trabalho e a democratização do judiciário. As minorias também ganharam voz e representação na XXIV Plenária Nacional, temas importantes para pessoas LGBTQIA+ e pretos e pretas, debates como o baixo número de mulheres em cargos altos, pouca ou nenhuma prática de inclusão de gênero, a invisibilidade de PcD no poder judiciário.

O ponto alto da plenária foi o consenso entre os participantes pela manutenção da resolução 61/2024 - elaborada na plenária de 2023 em Belém - que diz respeito a reestruturação das carreiras e o retorno da sobreposição tabelas 100 - 85 - 70, cuja proposta já foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) para as providências necessárias.

No decorrer do evento, foi aprovado o Dia Nacional de Mobilização, a data escolhida foi 20 de junho. A indicação é para realização de atos e/ou paralisações nos estados visando a construção de um dia nacional de luta dos servidores públicos federais em Brasília.

No último dia da plenária, houve a aprovação unânime das contas da Federação no período correspondente aos meses de outubro de 2023 a abril de 2024. Por fim, foi feita a escolha do estado que irá sediar o 12° Congrejufe e, em 2025, o escolhido foi o Paraná. O Sinjuspar será o anfitrião.

Última modificação em Terça, 28 Mai 2024 16:16